Nachtcafe

Thursday, November 09, 2006

SIPA reunion

Ao contrario do que o "Nachtcafe" possa deixar transparecer, foram tres meses de trabalho (cof, cof) bastante intenso. A partir de agora, ate meados de fevereiro, vamos ter um periodo com tempo relativamente flexivel para nos dedicarmos aos projetos de pesquisa (mais sobre este tema em breve).

Aproveitando a nova fase, resolvi tirar alguns dias para participar de atividades que ja haviam sido programadas com alguma antecedencia. Assim passei as duas semanas seguintes entre Nova York, Boston e Londres.

O primeiro item da agenda foi a participacao nas comemoracoes dos 60 anos da School of International and Public Affairs (SIPA), na Universidade de Columbia, em NY, onde fiz meu mestrado.



Com a Eliza, manda-chuva do Institute of Latin American Studies (ILAS), aos pes da Alma Mater (cortesia: Eliza)


Comecei visitando a SIPA, onde reencontrei alguns amigos e visitei a Teresa, no Center for Brazilian Studies. Tambem conversei brevemente com o diretor executivo do ILAS Thomas Trebat. Em seguida almocei com a Eliza - sim, ela mesma que curte Kid Abelha e gosta de deixar mensagens ao lado :) - no bom e velho Cafe Swish. A noite fui a recepcao aos alumni da SIPA na sede da ONU. Foi muito legal rever tante gente conhecida e ouvir historias de colegas espalhados mundo a fora. Quanta coisa aconteceu em um ano!



Amigos da SIPA (cortesia: Beatriz)



Prof. Stiglitz autografando seu mais recente livro "Making Globalization Work"

O dia seguinte foi dedicado a uma serie de eventos em Columbia. Depois da palestra pela manha com Joseph Stiglitz, nobel de economia em 2001, tivemos uma breve sessao com o Prof. Trebat sobre o contexto politico na America Latina.

Entre um evento e outro aproveitei para discutir minha pesquisa com o professor Albert Fishlow e "apresentei" Columbia a minha prima Lizete, que se mudou recentemente para NY e atualmente esta trabalhando com direito corporativo como advogada em um escritorio local.

A tarde ainda participei de um seminario sobre globalizacao financeira e comercio internacional coordenado pela Profa. Merit Janow, diretora do programa de Politica Economica Internacional, minha area de concentracao durante o mestrado, e membro do Comite de Apelacoes da Organizacao Mundial do Comercio.

Alias, rever alguns "mentores" me fez lembrar que, em grande medida, minha opcao pela especializacao em comercio internacional deveu-se a professores como Fishlow e Janow, que sempre ofereceram generoso apoio, orientacao e estimulo intelectual.


Homenagem a James Wolfenson

A noite tivemos um jantar em que foram prestadas diversas homenagens, em particular a Richard Gardner, ex-embaixador dos EUA na Italia e professor da SIPA, e a James Wolfenson, ex-presidente do Banco Mundial.


8 Comments:

  • nossa, que obediente! resolveu atualizar o blog! :) e que honra, tem ate' uma foto minha!! mas voce se lembra de um desenho animado, um monte de gatos de ruas, e um deles era o manda-chuva? ou tao pouco seria da sua epoca? :)

    By Blogger eliza, at 11/10/2006 2:38 PM  

  • kakaka, o manda-chuva! era um dos meus desenhos prediletos! eu adorava o batatinha!
    (desculpe a intromissão na conversa alheia, eliza, mas não pude resistir).

    sidney, q legal sua viagem! vc sempre um gentleman por onde passa não é mesmo? aposto que se desdobrou para encontrar com todos os amigos queridos! ter um amigo como você é um bênção!

    bjs e aguardamos os posts do restante da viagem :-D!

    miki

    By Blogger miki w., at 11/13/2006 12:00 PM  

  • ha ha!!! tranquilo, miki! este espaco esta' reservado para isso mesmo! :) falando em desenho animado, voce se lembra do "speedracer"? tambem adorava os "thundercats," "dungeons & dragons," e "transformers," que por sinal, tem uma super producao em filme! e', como o sid sabe, adoro anos 80! :)

    By Blogger eliza, at 11/14/2006 7:09 AM  

  • sabe como e, nao lembro muito bem porque era muito novo... :) mas acho que o manda-chuva morava na lata, nao e? :)

    miki, a viagem foi bem corrida, mas deu pra reencontrar boa parte do pessoal. na verdade, sou eu que tenho a sorte de ter amigos tao especiais...

    eliza, depois da sessao nostalgia, talvez voce queira ver esses sites:

    http://www.infancia80.com.br/
    http://anos80.weblogger.terra.com.br/

    By Blogger Sidney, at 11/15/2006 4:20 AM  

  • nossa, eliza! então temos muito em comum! meu marido diz q eu parei nos anos 80 e não saí mais de lá hahahaha, principalmente no q tange a música!

    speedracer eu me lembro vagamente, mas thundercats eu adorava hehehe!

    By Blogger miki w., at 11/17/2006 1:26 PM  

  • e verdade, voces duas tem muito em comum... so nao sei se a miki tambem gosta tando de pao com mortadela... :)

    By Blogger Sidney, at 11/17/2006 5:31 PM  

  • ha ha ha! musica dos anos 80! lembro quando o sid ainda estava na columbia e sempre dava um pulo no meu escritorio, e toda vez, ele reclamava que estava ouvindo "kid abelha", "leo jaime", "ultraje", "legiao urbana"... :)

    oh, sid! o pao de queijo e' a minha lembrancinha predileta da minha ultima visita ao brasil (s/ mencionar nos paozinhos de queijo, acai, requeijao...)! acho que vou comecar blogar sobre restaurantes/receitas/pratos prediletos separadamente, mas haja tempo! ja' nao chega um para manter as noticias em dia, que nos ultimos dias tem sido 99% da abi! :)

    By Blogger eliza, at 11/18/2006 7:04 AM  

  • correcao: pao c/ mortadela!!! acho que tou com pao de queijo na cabeca! vou ver se arranjo polvilho para fazer alguns!!! :)

    By Blogger eliza, at 11/18/2006 7:06 AM  

Post a Comment

<< Home