Nachtcafe

Monday, September 04, 2006

Tenis e filosofia

Licoes inesperadas de um upgrade necessario

Por vezes, fatos triviais nos ensinam boas licoes sobre o mundo em que vivemos. Ou, pelo menos, a realidade que parcela privilegiada da humanidade tem acesso. Foi isso o que senti recentemente ao comprar um par de tenis.

Pela foto, percebe-se que, mais do que um luxo, trocar de calcado era uma necessidade. Como desde que cheguei venho praticando jogging para tentar manter a forma, decidi pela primeira vez comprar um tenis de corrida de verdade.

Chegando a loja, pedi a vendedora algumas sugestoes. A primeira coisa que fez foi pedir que tirasse o calcado, ao qual olhou com atencao e fez alguns comentarios sobre o desgaste irregular da sola. Em seguida, pediu para que levantasse primeiro o pe direito, depois o pe esquerdo. Ja ia tirando a meia, pois imaginava que seria um exame medico completo, quando ela trouxe alguns pares de tenis para eu provar na esteira.

Enquanto corria, um equipamento filmava meus movimentos. Depois de alguns minutos, a vendedora - talvez melhor chama-la de "consultora de equipamentos para movimentos biomecanicos"- me indicou porque havia sugerido aquele par, por cnta do formato dos meus pes e das minhas passadas.

Moral da historia: em tempos de massificacao do consumo e individualizacao dos produtos, confesso que nunca havia percebido como calcados adequados podem fazer tanta diferenca! :)

4 Comments:

  • Sid!
    Esse é o seu legítimo Mizuno, comprado em Piracicaba city?
    Rasgado? que preju!
    E o tenis novo, é de marca famosa tb?

    By Anonymous mãe, at 9/04/2006 5:51 PM  

  • agora nao tem desculpas: tem que correr todos os dias! :)

    By Blogger eliza, at 9/04/2006 6:06 PM  

  • sabe que tem desses servicos especializados ateh aqui em sp? bem, claro q eu nunca ia descobrir isso sozinha :-o! o tung, em seus áureos tempos de triathlon uma vez me levou a uma loja dessas. o cara fica te filmando, achei um pouco bizarro :-p! embora, nao ha duvida, seja muito util para quem realmente vá usar um calcado para esse fim!
    bjs, miki

    By Blogger miki w., at 9/04/2006 8:20 PM  

  • Como ja usei outros tenis em piores condicoes, pode ter certeza que o Mizuno-legitimo-de-Pira vai continuar sendo util por muitos quilometros. Espero que o Asics turbinado resista tanto quanto.

    Vou tentar correr sempre. Prometo comecar amanha, OK?

    SP tambem tem esse servico? Nossa, eu morava no primeiro mundo e nao sabia! :)

    By Blogger Sidney, at 9/05/2006 5:23 PM  

Post a Comment

<< Home