Nachtcafe

Sunday, August 27, 2006

Hamburgo e St. Pauli

Com os estudos e trabalhos ocupando a agenda nas proximas semanas, decidimos ir a Hamburgo no sábado. O primeiro grupo saiu logo pela manha; aqueles que ainda estavam se recuperando do dia anterior viajaram a tarde. Sabia decisão a de ir no segundo grupo, visto o que teriamos pelas proximas horas...A segunda maior cidade da Alemanha, com cerca de 2,5 milhoes de habitantes, fica a pouco mais de 1h de trem. Tambem abriga o maior porto do pais e o segundo maior da Europa, depois de Roterda, na Holanda, o que contribui para a diversidade e o carater cosmopolita do local.

Chegamos as 17h e, depois de um breve passeio de ferry, paramos para um cafe a beira do rio Elba. Antes do jantar em uma pizzaria no simpatico bairro de Altonaer, ainda fizemos hora em pub local. O cigarro em lugares fechados e algo com que nao da para acostumar, ainda mais por aqui onde o habito de fumar encontra-se mais arraigado do que em outros lugares.

ASP em Hamburgo

No ferry boat, navegando pelo rio Elba

O restante da noite passamos em St. Pauli, o impressionante centro da vida noturna em Hamburgo. As ruas e avenidas repletas de bar lembram uma Vila Madalena em escala ampliada, muito maior do que o Village, de Nova York, por exemplo. Em St. Pauli tambem encotramos uma mini-versao do “Red Lights district” de Amsterda. Nessa area mulheres nao sao permitidas, mas a Veronika, bravamente juntou-se a nos no rapido giro pela regiao, com suas vitrines e “atracoes”, nao sem deixar de ser hostilizada pelas profissionais de plantão.

Finalmente, seguindo a tradição local, terminamos a noitada no Fischmarket, o mercado de peixes local que abre todos os domingos. La gastamos nossas ultimas energias assistindo a uma apresentacao de tiozinhos que tocavam rock dos anos 70, tanto canções internacionais conhecidas quanto musicas alemas que animavam a plateia, em boa parte formada por gente sexagenaria. E que disposicao!

A volta foi tranquila. Pegamos o trem pontualmente as 9h20, horario alemao, e num piscar de olhos - literalmente :) - ja estavamos casa.

3 Comments:

• nossa, essa coisa de cortina de fumaca eu tb nao consigo deixar de achar ruim... o brasil eh um pais "em desenvolvimento", o maluf eh um ladrao, mas pelo menos uma coisa boa ele fez q foi essa lei de nao poder fumar nos restaurantes... comer sentindo baforadas de cigarro no seu nariz é uó!

By Blogger miki w., at 8/28/2006 5:19 PM

• ah! fale das comidas que tem por aí! hahahaha - uma cabeça-gorda de verdade adora saber esses detalhes gastronomicos :-p!

By Blogger miki w., at 8/28/2006 5:20 PM

• sid, promessa e' promessa! :) muito legal ver que vc entrou nessa de blogar. e estou super feliz de acompanhar as suas aventuras academicas/culturais na alemanha! update! update!